UWB em outros Idiomas!

English French German Spain Italian Dutch Japanese Chinese Simplified

Encontre-nos na Web!

Facebook: uniaowiccadobrasil Orkut: 7672662905112215113 Twitter: uwb_ YouTube: uniaowiccadobrasil External Link: google.com/profiles/uniaowiccadobrasil

Conhecendo a Wicca

UWB no Facebook

Enquete

De qual região brasileira você é?
 

Quem está Online?

Nós temos 20 visitantes online
uniaowiccadobrasil.org.br IMPRENSA NOTÍCIAS Ritual Pagão abre oficialmente atividades da Cúpula dos Povos na Rio+20
Ritual Pagão abre oficialmente atividades da Cúpula dos Povos na Rio+20 PDF Imprimir E-mail
Sáb, 16 de Junho de 2012 23:31
AddThis Social Bookmark Button

Por Deptº de Comunicação da UWB

abertura_rio20_wicca02

Nesta sexta-feira (15/06), no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro, ocorreu a abertura oficial do complexo de tendas chamado “Religiões por Direitos”. Este espaço faz parte do território da Cúpula dos Povos na Rio+20.

Como abertura do evento, estava previsto um culto interreligioso com a participação de três religiões, e a Wicca era uma delas, sendo que, ao chegar a hora da abertura, apenas o sacerdote Og Sperle, presidente da União Wicca do Brasil estava presente no local, ficando com a responsabilidade de realizar o ritual de abertura dos diálogos interreligiosos na Rio+20.

Para os presentes no local, houve um certo espanto ao saberem que teriam um bruxo a realizar o “culto” de abertura do evento, sendo que, mais intrigados ficaram quando o sacerdote Og Sperle começou a litania, visto que a mesma teve o enfoque wiccano, com a abertura do círculo e dos quadrantes “portais”.

No mais, o rito seguiu por uma linha pagã, e não propriamente wiccana, isso ficou bem evidente quando o sacerdote cantou a música “Irmãos da Lua” de Renato Teixeira, momento que emocionou os presentes.

abertura_rio20_wiccaOutro momento marcante foi quando o sacerdote Og Sperle convidou duas lideranças religiosas que estavam presentes no público para subirem ao palco, o representante da igreja Anglicana, Rev. Daniel Rangel e a Sra. Édna dos Santos, do Kardecismo, que juntos finalizaram cantando uma música de Milton Nascimento e Chico Buarque chamada “Cio da Terra”.

O espaço "Religiões por Direitos" tem por finalidade garantir a visibilidade e participação de organismos, expressões e grupos religiosos na Cúpula dos Povos na Rio+20.

Como pano de fundo comum, lideranças convidadas, das diversas expressões religiosas do país, estarão do dia dos dias 15 ao 22 de junho, se esforçando para promover os Direitos Humanos (direitos civis, políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais).  Essa presença interreligiosa tem por objetivo, a construção de uma agenda de eventos que estarão acontecendo durante a Cúpula dos Povos em torno dos seguintes temas principais:

a) Soberania alimentar
b) Mudanças climáticas
c) Juventude e justiça ambiental
d) Novos paradigmas e desenvolvimento sustentável
e) Povos tradicionais de terreiros
f) Paz, conflitos religiosos e bens comuns

 

Comentários  

 
#10 Fabrício Alberto 09/07/2012 14:46
É assim que deve ser! Abençoados!!!
Citação
 
 
#9 Patrícia Mello 19/06/2012 20:46
Quero agradecer e parabenizar a UWB por estar tão bem nos representando e especialmente o sacerdote Og Sperle, pelo bonito trabalho que realiza para elevar o nome de nossa religião.

Quero compartilhar com todos o que senti durante o ritual realizado no primeiro dia da Cúpula. Adimito que não sabia o que iria acontecer. Moro perto e sempre pedalo por lá. E por algum motivo resolvi ver o que estava rolando, e me deparei com o sacerdote Og Sperle pedindo permissão aos guardiões dos portais para iniciar o ritual.

Todos estavam bem atentos, inclusive alguns padres ou pastores, não sei bem. Só sei que foi emocionante e que todos aplaudiram muito no final, qdo o Og e mais uma senhora e um senhor subiram ao palco e cantaram junto a linda música Cio da Terra.

Parabéns e muito obrigado é o que posso falar neste momento.

Benção dos antigos.
Citação
 
 
#8 Mattoso CCIR 19/06/2012 18:57
Particularmente sinto orgulho em ter o casal Sperle como amigos.
Como pagãos sendo éticos, amigos,generosos, trabalhadores e apaixonados pela filha e pela profissão.
Estão a anos-luz à frente dos ditos "não-pagãos"!
Citação
 
 
#7 Mara Lucia 19/06/2012 13:52
Parabéns Sacerdote Og Sperle!
você é o nosso melhor representante,ficou tranquila em ter voçê ai.bjs
Citação
 
 
#6 Paola Silva 19/06/2012 12:19
Primo Parabéns pela iniciativa...bjokas...
Citação
 
 
#5 Liliam Sampaio Ramos 19/06/2012 08:49
Parabéns amigo, por estar sempre lutando em nosso nome, estou com o marido doente, porém minha filha formada em libras esta representando o próximo, os deficientes auditivos e visuais, sendo bruxa esta mostrando que nós somos unidos pelo amor ao próximo.
Citação
 
 
#4 marcia 19/06/2012 01:54
Parabens meu sumo sacertode !
Voce que faz seu trabalho com amor, respeito,
caridade,humildade, e muita responsabilidade.
Voce entendeu verdadeiramente a mensagem dos Deuses.
Abençoado seja vc Og Sperle, pelo seu trabalho,
e dedicação com empenhado a essa causa.
Estou orgulhosa de voce mestre.
Citação
 
 
#3 Bruxa Paula 17/06/2012 21:55
Parabéns Sacerdote Og Sperle!
Obrigada por nós representar com tanta destreza e passando o amor e respeito que temos por qualquer ser vivo.
Blessed Be!
Citação
 
 
#2 Salamanca 17/06/2012 02:19
Parabéns, Og.
Não me recordo de um evento desse tipo ter abertura com um Rito Pagão.
E a participação direta do representante da igreja Anglicana, Rev. Daniel Rangel e a Sra. Édna dos Santos, do Kardecismo, dão o tom de que diálogo e participação são sempre possíveis.
Citação
 
 
#1 Thiago Gurgel 17/06/2012 02:01
Parabéns sacerdote.

Só temos que agradecer a forma com que o senhor está liderando e mostrando para todos como nossa religião é tão bela. Muito abrigado.
Citação